Drones: O que são e Para Que São Utilizados

Drones: O que são e Para Que São Utilizados

30 de julho, 2019 0 Por admin

Drone é um nome popular para descrever aeronaves com alto grau de automatismo, ou seja, é toda aeronave não tripulada remotamente pilotada. O conceito é simples, com um controle via rádio você pode controlar um drone sem tocar nele.

Sua história vem do século XIX. Os balões austríacos são os registros mais antigos de veículo aéreo não tripulado, na época eram balões com explosivos. Posteriormente vieram os torpedos controlados por rádio durante a Segunda Guerra Mundial, diversos modelos foram aprimorados durante a Guerra Fria. A primeira versão moderno foram nos anos 80, usado pelo exército da África do Sul.

O principal objetivo desses equipamentos são basicamente para a realização de tarefas arriscadas ao ser humano ou ferramentas para trabalhos que ninguém deseja realizar. Por isso eles são muito comuns em aparatos militares e de vigilância, apesar de que essas não são as únicas aplicações. Entre elas, podemos citar:

1 – Fotografia e Cinema

Eles foram adotados como suporte para câmeras fazendo assim imagens e gravações aéreas. Custando por volta dos R$2000,00 no Brasil, para essa aplicação costumam ser equipamentos leves, com baterias pequenas.

2 – Radiação

Em acidentes que contém materiais radioativos é necessário que sejam coletados o mais rápido possível. O contato do ser humano com essas substâncias causam problemas de saúdes e até mesmo a morte. Por isso, são empregados drones para este tipo de trabalho.

Conclusão

Drones fazem parte de uma tecnologia vindo com militares para guerras e combate em campo, porém seu uso foi sendo adaptado para outras situações, como em diversas ocasiões extremas. Sinto que no futuro veremos muito dessa tecnologia!

Até a próxima pessoal.